A relevância dos cupons de desconto

Para diversos brasileiros, os cupons de desconto ainda podem ser novidade. Ou se já ouviram falar sobre o assunto, muitos ainda não utilizaram e aguardam o momento certo para desfrutar desse benefício.

Essa realidade não é muito diferente no mundo corporativo. Ainda há empresas que resistem à realização de promoções no novo formato e acreditam que os cupons de desconto não trazem tantos resultados. Porém, com as mudanças que ocorrem quase diariamente no mundo, é preciso se adaptar.

Novos formatos de desconto como clube de benefícios e cashback chegaram ao mercado, mas os cupons de desconto ainda têm relevância e preferência por grande parte do público. Segundo a Exame, a busca por cupons de desconto cresceu 26% no primeiro semestre de 2019 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Desconto no celular

Se a sua empresa ainda não utilizou esse formato ou acredita que a estratégia poderia ser melhorada para alcançar novos públicos, acompanhe este conteúdo com os principais benefícios destacados e como você pode aplicá-los em seu estabelecimento.

A cultura dos cupons de desconto

Quando você ouve as palavras “cupons de desconto”, o que vem à sua mente? Se você ainda se recorda daquelas revistas físicas em que era preciso destacar os cupons — essa cultura ainda é muito forte nos Estados Unidos — saiba que os cupons também acompanharam a tecnologia.

Com a forte presença dos e-commerces, os cupons de desconto passaram a ser digitais e trouxeram uma série de facilidades, como a fácil mensuração dos cupons emitidos e os resgatados — aqueles que foram utilizados de fato. As lojas e estabelecimentos físicos também podem utilizá-los para reforçar o contato presencial com o público por meio de treinamentos básicos e comunicação interna.

Desconto em hamburguerias

Se você quer incentivar o uso de seu aplicativo ou encorajar uma primeira compra, pode oferecer um cupom com código geral. Um exemplo deste tipo é o que vemos nos aplicativos de comida, onde há um desconto para a primeira compra.

Agora, se você quer premiar um usuário com um desconto no aniversário ou realizar promoções exclusivas para algumas pessoas, o código deste cupom pode ser variável, ou seja, somente quem recebeu o código poderá utilizar.

Percebe como o cupom de desconto pode ser o “empurrãozinho” para alguém concluir a compra em seu estabelecimento e ser um potencial divulgador da marca? É preciso ter consciência de que todos os outros pontos precisam estar alinhados: experiência do usuário, atendimento, marketing e etc. Somente o cupom de desconto não será capaz de fidelizar novos clientes sem a união de todos os pontos essenciais.

A utilização dos cupons de desconto

Os cupons também podem ser utilizados para campanhas de lançamento de produtos, sustentação, momentos de crise (interna ou externa) e ações de experimentação. Por exemplo: Um restaurante conta com 20 mil clientes em sua base. Ao utilizar os cupons de desconto e traçar uma estratégia de trazer novos clientes para enriquecer a base, aumentam as chances de mais pessoas consumirem os produtos e tornarem-se novos clientes.

Segundo os dados de uma faculdade de cupom de Harvard, se a experiência com a marca durante o desconto for boa, a chance dessa pessoa se tornar um consumidor é de 60%. É uma característica da cuponagem em geral incentivar e gerar experimentação.

Benefícios do desconto

Se o seu produto for bom, por que não vendê-lo com cupom de desconto para atrair novos clientes? E se a sua empresa sente que este é o momento de reativar o contato com clientes que possam estar comprando o mesmo produto de outra marca, o desconto pode ser uma forma de atraí-lo novamente.

Além da experimentação, há pessoas que só realizam compras com promoção. A sua empresa também consegue alcançar clientes desse mundo e, se não houvesse o desconto, não cogitariam a possibilidade de comprar o seu produto.

Viciados em promoção

Outras vantagens do cupom de desconto são a fidelização com a criação de vínculo e quando a marca utiliza a plataforma correta para criação dos cupons, consegue-se atingir grandes audiências de cuponagem no Brasil e a possibilidade de viralização nas redes sociais com as respostas do público — que são o termômetro das promoções.

A aplicação dos cupons de desconto aliada à uma estratégia e em parceria com especialistas da área de cuponagem podem trazer grande resultados para o seu negócio!