Como as promoções “Compre e Ganhe” podem ajudar sua empresa

A sua empresa quer criar ou reforçar o vínculo com os consumidores? Além dos cupons de desconto, a leitura de nota fiscal para premiação, com promoções conhecidas como “Compre e Ganhe” e “Compre e Concorra” cumprem esse objetivo e ajudam no aumento das vendas.

A evolução da promoção

Esse tipo de promoção é conhecida e bem aceita pelo público em geral. Há alguns anos, o formato “Compre e Ganhe” era vinculado ao varejo físico. Após a compra, o consumidor se dirigia para um balcão temporário da promoção e, ao apresentar a nota fiscal, ganhava o prêmio no local. Embora ainda exista esse tipo, o número de adeptos é bem menor em comparação a anos anteriores. Parte dessa redução deve-se ao fato do varejo estabelecer diversas regras ou impedimentos que afetam a operação direta do estabelecimento.

A boa notícia é que o formato evoluiu junto com a tecnologia e hoje oferece diversas possibilidades que garantem mais autonomia para as marcas e melhor relacionamento com o varejo. Com o mundo digital e, principalmente com as restrições sociais que ocorrem durante o momento, a leitura de nota fiscal pode ser concentrada totalmente no ambiente online.

Além de ser possível transferir tudo para o ambiente online, a tecnologia de leitura tornou-se mais rápida para o consumidor resgatar o benefício na hora — leva menos de 20 segundos — e as empresas podem ter o hotsite para o cadastro da promoção totalmente personalizado com a identidade visual da marca para fácil assimilação do público.

Com o avanço da tecnologia e novas técnicas, a relação com o varejo também foi beneficiada. Além de ser contemplado com o aumento de vendas, as empresas que tiverem melhor relação com o varejo podem ter preferência na disputa de gôndolas para divulgação da promoção. Toda a indústria pode ter acesso aos dados de compra dos consumidores e dessa forma é possível criar estratégias de acordo com a preferência e os desejos do público.

Exemplo de hotsite

Tipos de premiação 

A estrutura da promoção geralmente não sofre alterações: o cliente compra algum produto para ganhar algo. Hoje, há uma variedade de premiações que podem ser definidas em relação à que tem maior afinidade com o seu público.

Cashback

Essa premiação é originada do termo em inglês, que significa receber parte do dinheiro de volta. Há empresas especializadas em cashback e o público adere cada vez mais ao formato. Que tal oferecer este benefício e garantir que os clientes utilizem o valor de retorno em outras compras futuras? O desconto sempre deve ser real para evitar danos à imagem da marca.

Prêmios

Quer incentivar experiências com outras marcas parceiras? A premiação dá a sensação de prestígio e exclusividade para os consumidores. Eles podem ganhar desde um ingresso de cinema até meses grátis em streaming de música — que também contempla o ambiente online para premiação. Lembre-se de alinhar o prêmio aos gostos e vontades do seu público!

Se você está em busca de inspiração, confira o nosso case com a Pepsico, onde o Cinemark e a RecargaPay foram os prêmios.

Cash Forward

Para reforçar o impacto e a responsabilidade social que todas as empresas têm na sociedade, o cash forward é uma excelente maneira para reforçar sua missão, visão e valores. Com o apoio à projetos beneficentes, um vínculo é criado entre o consumidor e sua marca.

Sorteios

Se você quer oferecer um prêmio de maior valor, o sorteio é uma boa maneira de mobilizar os clientes e incentivar o consumo do produto, pois quanto mais alguém compra, mais chances terá de ganhar.

Nesse caso, a mecânica da promoção torna-se “Compre e Concorra”. Prêmios como viagens, carros, dinheiro, celular e dispositivos eletrônicos e até casas são utilizados com frequência por grandes marcas. 

Ofereça e surpreenda os seus consumidores com experiências de alto valor emocional e crie estratégias por meio de promoções para fidelizá-los cada vez mais em um mercado tão competitivo!