Cuponeria Data Insights #001
Muito bem vindos ao primeiro Cuponeria Data Insights. Nesse artigo vamos falar sobre os hábitos de consumo pré e durante a quarentena em supermercados espalhados pelo Brasil, usando como base os resultados de campanhas promocionais na Cuponeria que foram veiculadas do dia 01/03/2020 até o dia 15/05/2020.
Ao todo foram analisadas aproximadamente 10.000 notas fiscais de 24 estados brasileiros e mais de 23 mil produtos únicos. Separamos as datas de 01/03 até 15/03 como pré quarentena e 16/03 até 15/05 como quarentena.

No período pré quarentena, o ticket médio foi de R$26,06, com média de 4,5 itens por nota e valor médio por produto de R$6,28. Os produtos mais comprados em quantidade foram:
- Leite e similares
- Hambúrguer congelado
- Macarrão instantâneo
- Cerveja
- Refrigerante
Se considerarmos os produtos que tiveram um peso maior na compra (quantidade x preço médio), a lista se torna:
- Sorvete
- Corte de carne
- Creme de leite
- Bala de gelatina
- Leite condensado
Levando em consideração o período da quarentena, os resultados são bem diferentes. O ticket médio passou para R$17,19, uma queda de 34% em relação ao ticket médio anterior. Por outro lado, houve uma queda de 49% na quantidade de produtos por nota, passando de 4,5 para 2,3. Com isso, a média de valor por produto foi de R$7,54. Isso significa que diminuiu o ticket médio e a quantidade de produtos comprados por nota, porém o valor em média dos produtos comprados aumentou em R$1,26.
Os produtos mais comprados em quantidade na quarentena foram:
- Leite
- Açúcar
- Água
- Suco em pó
- Cerveja
Podemos perceber que os produtos que continuaram no hábito de compra do brasileiro foram o Leite e a Cerveja. Considerando os produtos que tiveram um peso maior na compra (quantidade x preço médio), obtemos o seguinte resultado:
- Óleo de soja
- Anticoncepcional
- Jogo de cama
- Fralda
- Farinha de trigo
Nesse sentido, houve uma mudança bem grande no padrão de consumo. O primeiro da lista anterior que aparece nessa lista é o “Corte de carne” (na 15º posição), seguido por sorvete (na 17º posição).
A partir das notas analisadas, podemos perceber que após o início da quarentena houve uma queda na quantidade de produtos comprados e no ticket médio gasto por consumidor, ao mesmo tempo que o valor desses produtos aumentou.
Além disso, observa-se aumento do interesse em promoções e ofertas durante o período de quarentena, o que nos mostra uma boa oportunidade para as marcas aumentarem suas vendas. De acordo com o documento publicado pela FIESP* no mês de maio, verifica-se que a inflação de alimentos foi a que mais cresceu durante a quarentena, enquanto a inflação relacionada a transportes apresentou uma queda acentuada.
Por fim, observou-se uma mudança no perfil dos produtos que têm um peso maior na nota fiscal, partindo de sorvetes, balas de gelatina, leite condensado e creme de leite, para itens mais essenciais de casa, como óleo de soja, farinha de trigo, jogo de cama e fralda.
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