Skip to content
Anuncie na Cuponeria
  • Home
  • Soluções
  • Clientes
  • Artigos
17 de agosto de 202021 de outubro de 2020

Diferenças no comportamento do consumidor na Quarentena

Data Insights by Lucas Berta

Cuponeria Data Insights #001

Muito bem vindos ao primeiro Cuponeria Data Insights. Nesse artigo vamos falar sobre os hábitos de consumo pré e durante a quarentena em supermercados espalhados pelo Brasil, usando como base os resultados de campanhas promocionais na Cuponeria que foram veiculadas do dia 01/03/2020 até o dia 15/05/2020.

Ao todo foram analisadas aproximadamente 10.000 notas fiscais de 24 estados brasileiros e mais de 23 mil produtos únicos. Separamos as datas de 01/03 até 15/03 como pré quarentena e 16/03 até 15/05 como quarentena.

Mapa do Brasil mostrando os estados que participaram da análise. (Fonte: Cuponeria)

No período pré quarentena, o ticket médio foi de R$26,06, com média de 4,5 itens por nota  e valor médio por produto de R$6,28. Os produtos mais comprados em quantidade foram:

  1. Leite e similares
  2. Hambúrguer congelado
  3. Macarrão instantâneo
  4. Cerveja
  5. Refrigerante

Se considerarmos os produtos que tiveram um peso maior na compra (quantidade x preço médio), a lista se torna: 

  1. Sorvete
  2. Corte de carne
  3. Creme de leite
  4. Bala de gelatina
  5. Leite condensado

Levando em consideração o período da quarentena, os resultados são bem diferentes. O ticket médio passou para R$17,19, uma queda de 34% em relação ao ticket médio anterior. Por outro lado, houve uma queda de 49% na quantidade de produtos por nota, passando de 4,5 para 2,3. Com isso, a média de valor por produto foi de R$7,54. Isso significa que diminuiu o ticket médio e a quantidade de produtos comprados por nota, porém o valor em média dos produtos comprados aumentou em R$1,26.

Os produtos mais comprados em quantidade na quarentena foram:

  1. Leite
  2. Açúcar
  3. Água
  4. Suco em pó
  5. Cerveja

Podemos perceber que os produtos que continuaram no hábito de compra do brasileiro foram o Leite e a Cerveja. Considerando os produtos que tiveram um peso maior na compra (quantidade x preço médio), obtemos o seguinte resultado:

  1. Óleo de soja
  2. Anticoncepcional 
  3. Jogo de cama
  4. Fralda
  5. Farinha de trigo

Nesse sentido, houve uma mudança bem grande no padrão de consumo. O primeiro da lista anterior que aparece nessa lista é o “Corte de carne” (na 15º posição), seguido por sorvete (na 17º posição).

A partir das notas analisadas, podemos perceber que após o início da quarentena houve uma queda na quantidade de produtos comprados e no ticket médio gasto por consumidor, ao mesmo tempo que o valor desses produtos aumentou.

Além disso, observa-se aumento do interesse em promoções e ofertas durante o período de quarentena, o que nos mostra uma boa oportunidade para as marcas aumentarem suas vendas. De acordo com o documento publicado pela FIESP* no mês de maio, verifica-se que a inflação de alimentos foi a que mais cresceu durante a quarentena, enquanto a inflação relacionada a transportes apresentou uma queda acentuada.

Por fim, observou-se uma mudança no perfil dos produtos que têm um peso maior na nota fiscal, partindo de sorvetes, balas de gelatina, leite condensado e creme de leite, para itens mais essenciais de casa, como óleo de soja, farinha de trigo, jogo de cama e fralda.

*(https://sitefiespstorage.blob.core.windows.net/uploads/2020/05/file-20200508131924-ipca-alimentosabr20.pdf)

Para receber o Ebook completo no seu email, basta se cadastrar abaixo.

Navegação de Post

Cuponeria + Bradesco
Cuponeria + Gatorade

Categorias

Posts recentes

  • A empreendedora que trouxe o conceito de cupons de desconto para o Brasil – Nara Iachan no Economia SC
  • Negócios Inovadores – Nara Iachan, fundadora da Cuponeria, na Folha de S. Paulo
  • Lançamento: Grandes marcas com Cashback na Cuponeria – Correio do Povo
  • Carnaval em Casa com Até 60% OFF – Catraca Livre
  • Carnaval das Promoções – Revista Exame

A Cuponeria é a maior plataforma de cupons de desconto do Brasil e oferece serviços para o varejo físico e online.

Soluções para sua empresa

  • Cupons para loja física
  • Cupons para ecommerce
  • Ativações compre e ganhe
  • Clubes de Vantagem

Menu

  • Home
  • Soluções
  • Clientes
  • Artigos

Siga-nos

  • Linkedin
  • Facebook
  • Instagram